quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Minas Sem Fome incentiva pecuária leiteira no Assentamento Betinho, no Norte de Minas



Arquivo/Emater-MG
Tanque ajudará a manter a qualidade do leite e valorizará produto
Tanque ajudará a manter a qualidade do leite e valorizará produto
BOCAIÚVA (24/01/12) - A pecuária leiteira do Assentamento Betinho, no município de Bocaiúva, região Norte, ganhou um novo estímulo. Recentemente a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade de Taboquinha recebeu um tanque de resfriamento de leite com capacidade para armazenar mil litros, beneficiando 32 famílias. O equipamento vai ajudar a manter a qualidade do produto e na comercialização.

O tanque foi doado pelo programa Minas Sem Fome, uma iniciativa do Governo de Minas, executada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), por meio da Emater–MG, com apoio das prefeituras. Em contrapartida, a Associação construiu o local para sua instalação.

O objetivo é implementar ações que contribuam para a inclusão da população de baixa renda no processo produtivo, especialmente agricultores familiares. O programa incentiva a produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda, visando a melhoria de suas condições de segurança alimentar e nutricional. A Emater–MG é responsável pela mobilização dos agricultores, compra e distribuição dos insumos e assistência técnica.

A extensionista da empresa, Maria Fernanda Brandão, acrescenta que o programa estimula a produção de leite e a agregação de valor, adequando o produto ao padrão de qualidade exigido pelo Ministério da Agricultura.

De acordo com o técnico da Emater–MG, José Alexandre Queiroga, a implantação do tanque também tem como objetivo, despertar o interesse das famílias em trabalhar em grupo. “Essa ação vai gerar renda, promovendo a inclusão das famílias assentadas no processo produtivo, além de fortalecer o associativismo, por meio de atividades coletivas”, explica.

Produção

Jair Copertino é morador do Assentamento Betinho desde 1998. Ele sempre trabalhou com pecuária de leite. Sua propriedade produz 35 litros por dia e o produto é fornecido a um laticínio. Antes, o leite era armazenado e entregue em latões, o que trazia problemas. “Muitas vezes o leite azedava”, diz Copertino.

De acordo com o pecuarista, a utilização de latões  também pode comprometer a qualidade do leite, desvalorizando o produto no mercado. “Isso é prejuízo para a gente”, conta. Com o tanque de resfriamento, ele acredita que tudo vai melhorar. "O tanque vai ajudar a manter a qualidade do leite e, com isso, o nosso produto será mais valorizado”, afirma.

Para Copertino, a aquisição é um estímulo a mais para os pecuaristas do Assentamento Betinho investirem na atividade.
Leia mais em:          http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/minas-sem-fome-incentiva-pecuaria-leiteira-no-assentamento-betinho-no-norte-de-minas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário