terça-feira, 23 de outubro de 2012

Genebra leva a seu centro histórico um dos melhores "skateparks" da Europa


Genebra, 23 out (EFE).- Os fanáticos pelos esportes urbanos sobre rodas têm, desde agora, um ponto de encontro no centro histórico de Genebra, onde as autoridades locais instalaram um dos melhores e maiores "skateparks" da Europa.
Com 2.800m² de superfície, o lugar de lazer esportivo construído na grande esplanada de Planpalais está entre os melhores parques desse gênero no continente, junto aos de Madri, Paris, Marselha (França) e Malmoe (Suécia).
O que faz a pista de Genebra ser especial, segundo explicou o prefeito Rémy Pagani à Agência Efe, é o lugar ter sido construído no coração da cidade, algo que responde ao desejo de transformar o local em um centro de reunião e de integração para os jovens suíços. "O 'skatepark' de Malmoe me impactou apesar de estar localizado nos arredores da cidade. Entendi que o povo se interessava em ver o que os jovens faziam, ver sua determinação, energia e a fluência de seus movimentos. No caso de Genebra, pareceu fundamental situá-lo no centro da cidade como uma forma de respeito à próxima geração", afirma o prefeito.
Esta infraestrutura foi construída para defender os esportes urbanos sobre rodas, como skate, patins e bicicletas de motocross (BMX), como um elemento fundamental da cultura das cidades.
"É um lugar muito bom para que os jovens e os adultos se reúnam. É muito interessante ver a desenvoltura de todos no maior 'skatepark' que já vi", indica Tania Odermatt, uma jovem "skater".
As instalações da cidade helvécia, que tiveram um custo total de 1,8 milhões de francos suíços (R$ 3,9 milhões), foram financiadas pela prefeitura e pela fundação privada Sesam, que forneceu 300 mil francos (R$ 659,8 mil).
O "skatepark" foi desenhado por arquitetos praticantes destes esportes e durante sua construção, foi empregado um cimento especial, considerado o melhor para os esportes deste tipo por conta da resistência, qualidade do deslizamento, segurança e redução de ruídos.
A pista é dividida em três zonas que se adaptam aos níveis dos esportistas: zona de estreantes, com pisos planos e tábuas de deslizamento; zona intermediária, com partes inclinadas e barras de deslizamento, e zona para especialistas, com numerosas curvas, desníveis e locais de onde é possível saltar.
"Esta divisão permite que cada um possa se exercitar na área que considera ideal e facilita uma integração entre os diferentes esportes", assinala Pagani.
A partir de agora, a prefeitura de Genebra, em colaboração com distintas associações da cidade, proporão exibições, competições e cursos na nova pista, que permitirão que os menores comecem nestes esportes graças a jovens experientes que os ensinarão com um máximo nível de segurança.
"Gosto de vir aqui porque é impressionante ver os jovens se divertindo neste 'skatepark' que acaba de ser inaugurado", disse Marc Kummerman, morador do bairro de Plainpalais, que frequentemente visita a nova área de lazer da cidade.
Definitivamente, o lugar permite que a multicultural Genebra abra um pouco mais a discussão sobre o lugar que os jovens ocupam na cidade e contribua para diminuir os preconceitos, os temores e mal-entendidos que possam suscitar este tipo de atividade.
"A intenção de Genebra é integrar, dentro da cultura da cidade, estes novos esportes como se fossem um museu a mais ou outras instalações culturais", afirmou Pagani. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário